quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011


Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida pelo apelido de Maria Bonita, foi uma integrante de um grupo de cangaceiros, liderado por Lampião (rei do Cangaço). Foi mulher, embora não casada oficialmente, de Lampião. É considerada a primeira mulher cangaceira do Brasil.

Maria Bonita nasceu no dia 8 de março de 1911 no município de Paulo Afonso (norte do estado da Bahia). Viveu sua infância e adolescência no sítio dos pais. Adulta, resolveu aceitar o convite de Lampião para fazer parte de seu bando de cangaceiros.

Teve coragem e resistência para enfrentar todos os tipos de dificuldades da vida no cangaço, durante oito anos.

Maria Bonita e Lampião tiveram apenas uma filha, Expedita.

Maria Bonita morreu na cidade de Poço Redondo (Sergipe) degolada, no dia 28 de julho de 1938, após ser capturada por policiais da volante junto com Lampião e outros cangaceiros do bando.

Um comentário:

  1. oi quero dar os parabésn pela linda apresentação na cidade de jacaraú, conferso que me emocionei com a força e garra como vcs cantaram e dançaram mesmo na falta de energia, se o resultado não foi satisfatorio conserteza ouve algo de errado com a comição julgadora, mas foi lindo ver vcs com tanta garra e felicidade ja virei fã de vcs, um abraço de um amigo da sanfona de ouro

    ResponderExcluir

Saudações folclóricas!!!

A Fazenda Lampião, Agradece o seu comentário.