quinta-feira, 30 de abril de 2009



Em reunião com associados da liga de quadrilhas juninas de João Pessoa, o presidente Edson Pessoa sugeriu a seus associados que assinassem um documento, no qual todos se propusessem ficar a disposição da liga para qualquer apresentação.
O motivo único da reunião deveu-se ao fato da Prefeitura Municipal ter negado o aumento do valor distribuído para as quadrilhas juninas, que por solicitação de Edson Pessoa seria aumentado para quatro mil reais. Com isso, os associados assinariam um termo de compromisso de não participarem de nenhum evento realizado pela Prefeitura, devendo todo e qualquer convite vindo da FUNJOP ser encaminhado à liga e somente com autorização participariam de algum evento, ficando proibido algo em contrário a essa decisão. Isso foi colocado de forma a parecer que seria em beneficio das quadrilhas juninas para que nenhuma se apresentasse mais que a outra.
O presidente da “Fazenda Lampião”, Leonilson Aquino, foi o último a ler o documento e o único a se recusar a assinar. Disse chumbinho que a “Fazenda Lampião” não recebia benefício nem fundo municipal de cultura e nem patrocinador, e que a “Fazenda Lampião” era patrocinada pelos próprios componentes.
Em resposta à decisão tomada por Chumbinho, o presidente da liga além de ter se manifestado contrário, proibiu que todas as quadrilhas juninas participassem do “Encontro da Fazenda Lampião”, que será realizado no próximo dia 30 de maio. Afirmou ainda que, se em algum lugar onde estivesse a “Fazenda Lampião” fosse se apresentar, se retiraria de imediato, ainda taxando de quinta categoria a quadrilha junina “Fazenda Lampião”.
Existem em média trinta e seis quadrilhas juninas afiliadas a liga, e de cada uma delas é descontado diretamente antes do repasse 10% (dez por cento) do dinheiro recebido da Prefeitura para os cofres da liga. Dinheiro esse que até hoje ninguém sabe qual seu destino, e mais ninguém além do senhor Damião da quadrilha “Fazenda Sertaneja”, do Alto do Mateus, questionou o destino do dinheiro, colocando por via judicial, o Presidente da Liga, Edson Pessoa, para que fizesse a prestação de contas. Devemos também informar que, se fosse aprovado à solicitação do Presidente da Liga, para que o valor do repasse fosse de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), ficariam as quadrilhas juninas obrigadas a pagar os mesmos 10%(dez por centos) já descontados.
Fica aqui o registro de indignação da Quadrilha “Fazenda Lampião” em relação ao comportamento do Presidente da Liga, que além de não ter sede própria, apesar de recolher mensalmente dinheiro de todas as quadrilhas juninas, proibiu a participação de outras quadrilhas no Encontro de Quadrilhas da Fazenda Lampião.
Aproveitando o espaço cedido pelos Quadrilheiros da Paraíba a Fazenda Lampião, gostaria de registrar o mais profundo agradecimento ao senhor Valter Pereira, Presidente da Federação dos Cultos Africanos, que gentilmente liberou o espaço para os ensaios da quadrilha, vale ressaltar que a Fazenda Lampião sobrevive da matéria humana que é a maior fonte de sustendo da quadrilha.
A seguir carta renuncia enviada por Leonilson Aquino, a liga de quadrilhas de João Pessoa.

QUADRILHA JUNINA FAZENDA LAMPIÃO
( CORONÉ CHUMBINHO ) CARTA RENUCIA É ATRAVÉS DESTA QUE A FAZENDA LAMPIÃO, VEM TORNAR PÚBLICO AOS ASSOCIADOS PRESIDENTE E DIRETORES DA LIGA DAS QUADRILHAS JUNINAS DE JOÃO PESSOA, QUE A NOSSA QUADRILHA ACIMA CITADA QUE TEM COMO COORDENADOR O Sr. LEONILSON AQUINO, QUE APARTIR DESTA DATA 23 DE ABRIL DE 2009 NÃO MAIS FAREMOS PARTE DO QUADRO DE ASSOCIADOS DESTA ENTIDADE. FICANDO ASSIM UM GRUPO CULTURAL INDEPENDENTE. OUTRO SIM AGRADEÇO A COMPREENSÃO DE TODOS.

JOÃO PESSOA 23/04/09
Leonilson Aquino
CHUMBINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações folclóricas!!!

A Fazenda Lampião, Agradece o seu comentário.